ENSINO DA LÍNGUA X APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM: ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
Fecha
2022Autor
DIAS, Adailton Di Lauro
DIAS, Deusira Nunes Di Lauro
NUNES, Marcus Antonius da Costa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo tem por objetivo analisar as possíveis causas para a divergência que se constata entre a teoria e a prática em relação à apropriação da linguagem em uma abordagem sociolinguística em estudantes concluintes do Ensino Médio. Metodologicamente, situa-se como pesquisa de abordagem qualitativa, que se sustenta na análise dos principais aspectos que interferem na apropriação da linguagem do estudante, através de coleta de dados observados em contexto natural e na interpretação de significados. O procedimento da coleta de dados caracterizou-se pela pesquisa de campo e seus partícipes foram 31 alunos do 3º Ano do Ensino Médio do período noturno. O universo da pesquisa foi composto por uma escola estadual de educação básica de Teixeira de Freitas - BA. Os resultados assinalaram que os alunos pesquisados têm dificuldades tanto na escrita quanto na leitura e oralidade.
Colecciones
- Artigos científicos [183]