• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Artigos científicos
  • Artigos científicos
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Artigos científicos
  • Artigos científicos
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A MEDIAÇÃO DO PEDAGOGO A PARTIR DOS RESULTADOS DO PAEBES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
Ver/
Estimulo à transformação da educação através da pesquisa acadêmica 2.pdf (794.8Kb)
Fecha
2021
Autor
OREQUIO, Mônica Cristina de
SILVA, Joccitiel Dias da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa enfoca o papel do pedagogo na organização do trabalho escolar, tendo por meta investigar a atuação do pedagogo como mediador em relação à prática docente a partir dos resultados da avaliação externa (Paebes). Embora as avaliações externas estejam muito preocupadas com o desenvolvimento de políticas públicas, este trabalho buscou outra perspectiva para essa avaliação: a de considerar essa ação sob a perspectiva do pedagogo e daí estabelecer sua posição na organização e eficácia do trabalho pedagógico com o grupo dos professores da quinta série com base em um planejamento que possibilite uma educação de qualidade aos estudantes. Com o propósito de abordar tal temática de forma aprofundada, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, conforme as concepções metodológicas de Gil (2008) e Minayo (1999), que amparam este trabalho, desde a construção dos instrumentos de pesquisa até a análise do conteúdo dos questionários. A pesquisa foi realizada no município de Presidente Kennedy-ES e contou com a participação de nove pedagogos que atuam diretamente com professores do quinto ano do ensino fundamental I, responderam aos questionários com questões abertas e fechadas e relataram as ações quanto a sua prática pedagógica. Esta pesquisa tem, como embasamento teórico, os autores Vasconcelos (2006), Luckesi (2018), Placco (2011-2012) e Freitas (2019). Os resultados mostram a importância do trabalho do pedagogo na escola para auxiliar os professores a compreender o processo de apropriação dos resultados do Paebes e por meio deles reformular seu planejamento com estratégias que buscam proporcionar melhorias no processo de ensinoaprendizagem.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1608
Colecciones
  • Artigos científicos [183]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias