dc.description.abstract | Esta pesquisa enfoca o papel do
pedagogo na organização do trabalho escolar,
tendo por meta investigar a atuação do
pedagogo como mediador em relação à prática
docente a partir dos resultados da avaliação
externa (Paebes). Embora as avaliações
externas estejam muito preocupadas com o
desenvolvimento de políticas públicas, este
trabalho buscou outra perspectiva para essa
avaliação: a de considerar essa ação sob a
perspectiva do pedagogo e daí estabelecer sua
posição na organização e eficácia do trabalho
pedagógico com o grupo dos professores da
quinta série com base em um planejamento
que possibilite uma educação de qualidade
aos estudantes. Com o propósito de abordar tal
temática de forma aprofundada, foi desenvolvida
uma pesquisa de natureza qualitativa, conforme
as concepções metodológicas de Gil (2008) e
Minayo (1999), que amparam este trabalho,
desde a construção dos instrumentos de
pesquisa até a análise do conteúdo dos
questionários. A pesquisa foi realizada no
município de Presidente Kennedy-ES e contou
com a participação de nove pedagogos que
atuam diretamente com professores do quinto
ano do ensino fundamental I, responderam
aos questionários com questões abertas e
fechadas e relataram as ações quanto a sua
prática pedagógica. Esta pesquisa tem, como
embasamento teórico, os autores Vasconcelos
(2006), Luckesi (2018), Placco (2011-2012)
e Freitas (2019). Os resultados mostram a
importância do trabalho do pedagogo na escola
para auxiliar os professores a compreender
o processo de apropriação dos resultados
do Paebes e por meio deles reformular seu
planejamento com estratégias que buscam
proporcionar melhorias no processo de ensinoaprendizagem. | pt_BR |