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dc.contributor.authorPASTI, Renato
dc.contributor.authorGONÇALVES, Mellina da Silva
dc.date.accessioned2023-06-26T17:58:54Z
dc.date.available2023-06-26T17:58:54Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1602
dc.description.abstractO presente artigo versa sobre os resultados de uma pesquisa auto declaratória étnico-racial desenvolvida com estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, CETEPES - BA. A pesquisa foielaborada com questionários baseados no censo do IBGE (2013) sobre as características étnico-raciais da população brasileira; visando, assim,compreender como os discentes percebem as desigualdades raciais,bem comoem que medida as características de cor, patrimônio fenotípico, ideologia política, tradição cultural, origem familiar e classe social incidem sobre o ato de auto pertencimento a determinado grupo étnico-racial. Os resultados obtidos na pesquisa foram comparados com dados nacionais, estaduais e analisados segundo o contexto histórico, social e regional dos discentes.pt_BR
dc.subjectRaça, Cor, Identidade, Autodeclaração.pt_BR
dc.titleDIZER-SE NEGRO COMO ATO/DESAFIO: ASPECTOS AUTODECLARATÓRIOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR


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