DIZER-SE NEGRO COMO ATO/DESAFIO: ASPECTOS AUTODECLARATÓRIOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Fecha
2021Autor
PASTI, Renato
GONÇALVES, Mellina da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente artigo versa sobre os resultados de uma pesquisa auto declaratória étnico-racial desenvolvida
com estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, CETEPES - BA. A pesquisa foielaborada
com questionários baseados no censo do IBGE (2013) sobre as características étnico-raciais da população brasileira;
visando, assim,compreender como os discentes percebem as desigualdades raciais,bem comoem que medida as
características de cor, patrimônio fenotípico, ideologia política, tradição cultural, origem familiar e classe social
incidem sobre o ato de auto pertencimento a determinado grupo étnico-racial. Os resultados obtidos na pesquisa
foram comparados com dados nacionais, estaduais e analisados segundo o contexto histórico, social e regional dos
discentes.
Colecciones
- Artigos científicos [183]