A FOTOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LÚCIA, EM PRESIDENTE KENNEDY
Fecha
2022Autor
ANJOS, Marta Alessandra dos
BARRETO, Sônia Maria da Costa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo, de abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso, objetiva
identificar como os professores da educação infantil tem inserido a fotografia em
suas práticas pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia,
em Presidente Kennedy (ES). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se
uma entrevista semiestruturada aplicada a oito docentes do Centro Municipal de
Educação Infantil Santa Lúcia. A análise dos dados fundamentou-se em documentos
elaborados pelo Ministério da Educação, como o Referencial Nacional
Comum Curricular e a Base Nacional Comum Curricular. Como produto final
da dissertação que serviu de base para este artigo, elaborou-se uma cartilha com
sugestões de atividades que utilizam a fotografia como recurso pedagógico para o
desenvolvimento da identidade da criança. Os resultados revelam que a fotografia
pode e deve ser inserida na educação infantil como um recurso pedagógico que
auxilia o desenvolvimento das competências e habilidades da criança e a construção
da sua identidade e autonomia.
Colecciones
- Artigos científicos [183]