dc.contributor.author | ANJOS, Marta Alessandra dos | |
dc.contributor.author | BARRETO, Sônia Maria da Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T20:09:05Z | |
dc.date.available | 2023-06-16T20:09:05Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1601 | |
dc.description.abstract | Este artigo, de abordagem qualitativa, caracterizado como um estudo de caso, objetiva
identificar como os professores da educação infantil tem inserido a fotografia em
suas práticas pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Santa Lúcia,
em Presidente Kennedy (ES). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se
uma entrevista semiestruturada aplicada a oito docentes do Centro Municipal de
Educação Infantil Santa Lúcia. A análise dos dados fundamentou-se em documentos
elaborados pelo Ministério da Educação, como o Referencial Nacional
Comum Curricular e a Base Nacional Comum Curricular. Como produto final
da dissertação que serviu de base para este artigo, elaborou-se uma cartilha com
sugestões de atividades que utilizam a fotografia como recurso pedagógico para o
desenvolvimento da identidade da criança. Os resultados revelam que a fotografia
pode e deve ser inserida na educação infantil como um recurso pedagógico que
auxilia o desenvolvimento das competências e habilidades da criança e a construção
da sua identidade e autonomia. | pt_BR |
dc.subject | fotografia; educação infantil; identidade; desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.title | A FOTOGRAFIA NO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA LÚCIA, EM PRESIDENTE KENNEDY | pt_BR |