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ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS REMOTAS NO CURSO DE MEDICINA EM TEMPOS DE PANDEMIA

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enfrentamento-dos-desafios-para-a-realizacao-de-aulas-remotas-no-curso-de-medicina-e.pdf (1.406Mb)
Date
2021
Author
BARRETO, Evan Pereira
GONÇALVES, Mellina da Silva
Edmar Reis, Edmar Reis
Metadata
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Abstract
A pandemia pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) se configura como o problema de maior repercussão em relação à saúde pública e que afeta fortemente a situação social no Brasil e no restante do mundo. Esta situação indicou a necessidade das instituições educacionais, da classe docente e da sociedade a entabularem diálogo sobre proposta de remodelamento do ensino médico, que foi fortemente atingido desde o começo da interrupção das atividades acadêmicas. O ensino remoto proporciona ao aluno que se posicione como protagonista da sua aprendizagem. No entanto, ela também apresenta uma dificuldade, no que diz respeito aos cursos da área de saúde, os quais têm como padrão a aproximação dos alunos com a sociedade, com o estímulo à simpatia e ao tratamento humanizado. Assim, os acadêmicos de medicina tiveram como opção as aulas remotas, a fim de diminuir a propagação do vírus da pandemia, pelo fato de ser visto como potencial vetor de contaminação, considerando as propostas dos cursos médicos que valorizam o modo prático da aprendizagem, onde existe a aproximação os alunos com os pacientes. Com esta perspectiva, destaca-se a problemática seguinte: Quais os desafios enfrentados com a utilização das aulas remotas no curso de medicina durante a pandemia do novo coronavírus? Com a pergunta, deseja-se, no presente artigo, discutir dificuldades provenientes da utilização das aulas remotas no curso de medicina, com a utilização da revisão bibliográfica, com o apoio de fontes escritas sobre o tema nos últimos cinco anos. Sendo assim, o trabalho visa expor a posição dos autores e suas ideias sobre o assunto. Pode-se destacar que é preciso um diálogo mais aberto, claro e politizado entre as partes interessadas, a fim de lidar com os dilemas surgidos, em um espaço colaborativo e solidário. As partes são: o Ministério da educação, o Ministério da Saúde e as instituições que representam a educação médica brasileira.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1488
Collections
  • Artigos científicos [183]

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