• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Artigos científicos
  • Artigos científicos
  • View Item
  •   Home Page
  • Artigos científicos
  • Artigos científicos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ADOLESCENTE AUTISTA: DESAFIOS PARA A FAMÍLIA E A ESCOLA

Thumbnail
View/Open
ilovepdf_merged (9).pdf (3.509Mb)
Date
2021
Author
AGUIAR, Delma do Carmo Ker e
THIENGO, Edmar Reis
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, objetiva discutir os desafios de famílias e escolas no processo de educação de estudantes adolescentes autistas, período caracterizado por grandes transformações físicas e psicológicas. Almeja colaborar com escolas e famílias, de maneira positiva e eficiente, considerando ser a pesquisadora mãe de adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utiliza uma metodologia narrativa, considerando a observação e a escuta ativa, participante da vivência junto ao adolescente em questão, a organização de rodas de conversas com famílias e professores. Para tanto, utiliza como aportes teóricos os estudos de Leo Kanner, ao tratar do adolescente autista, de Claudio Roberto Batista e Cleonice Bosa, ao discutir a educação desse sujeito, e de Maria Tereza Eglér Mantoan, ao tratar da inclusão do estudante. Aponta-se possibilidades de encaminhamentos, ainda que iniciais, como possibilidades de incluir o adolescente autista nos processos familiares e escolares.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1415
Collections
  • Artigos científicos [183]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback