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dc.contributor.authorAGUIAR, Delma do Carmo Ker e
dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis
dc.date.accessioned2023-01-12T18:52:56Z
dc.date.available2023-01-12T18:52:56Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1415
dc.description.abstractO presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, objetiva discutir os desafios de famílias e escolas no processo de educação de estudantes adolescentes autistas, período caracterizado por grandes transformações físicas e psicológicas. Almeja colaborar com escolas e famílias, de maneira positiva e eficiente, considerando ser a pesquisadora mãe de adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utiliza uma metodologia narrativa, considerando a observação e a escuta ativa, participante da vivência junto ao adolescente em questão, a organização de rodas de conversas com famílias e professores. Para tanto, utiliza como aportes teóricos os estudos de Leo Kanner, ao tratar do adolescente autista, de Claudio Roberto Batista e Cleonice Bosa, ao discutir a educação desse sujeito, e de Maria Tereza Eglér Mantoan, ao tratar da inclusão do estudante. Aponta-se possibilidades de encaminhamentos, ainda que iniciais, como possibilidades de incluir o adolescente autista nos processos familiares e escolares.pt_BR
dc.subjectAutismo; adolescência; família; escola; inclusão.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ADOLESCENTE AUTISTA: DESAFIOS PARA A FAMÍLIA E A ESCOLApt_BR


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