CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA
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Data
2021Autor
TUÃO, Alicia Real
FONTANA, Dalvina Costa
FELICIANO, Débora De Freitas
COSTALONGA, Delcenir Porto
THIENGO, Edmar Reis
KAISER, Luzinete De Freitas Cândido
Metadata
Mostrar registro completoResumo
RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar
por meio de uma revisão narrativa, como as
brincadeiras e os jogos contribuem para o
desenvolvimento da criança na educação infantil.
Em certo momento da história da educação, a
criança era tratada como um pequeno brinquedo
ou animal de estimação, usado para entreter os
pais, posteriormente, deu-se a necessidade de
preparar o indivíduo para a vida futura, surge
aí a ideia inicial da educação infantil. Nesta
perspectiva, surgiram também as primeiras
instituições de atendimento específi co para as
crianças pequenas, inicialmente para o cuidado
e a assistência aos órfãos, fi lhos da guerra
ou rejeitados pelo abandono produzido pela
pobreza, miséria e movimentos migratórios.
Os jogos e as brincadeiras sempre tiveram um
papel primordial em que? Na educação?, pois,
desde que surgiram, no século XVI, os primeiros
estudos foram em Roma e na Grécia, com o
propósito de ensinar letras, em que se percebeu
que o jogo é uma atividade, para as crianças,
essencial no processo ensino e aprendizagem.
Portanto, o brincar é considerado uma fonte de
lazer e de conhecimento, além de possibilitar o
exercício daquilo que é próprio no processo de
desenvolvimento e aprendizagem. Portanto, este
artigo mostrou-se signifi cativo, pois constatamos
que, além de buscar compreender a importância
dos jogos e brincadeiras na educação infantil,
também é possível criar um ambiente educacional
adequado e organizado. Por meio da brincadeira
deve-se buscar despertar a satisfação e o
interesse para melhorar o espaço do processo
de ensino e aprendizagem infantil.
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