• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Artigos científicos
  • Artigos científicos
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Artigos científicos
  • Artigos científicos
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
contribuicoes-dos-jogos-e-brincadeiras-na-educacao-infantil-no-brasil-uma-revisao-narrativa.pdf (3.606Mb)
Data
2021
Autor
TUÃO, Alicia Real
FONTANA, Dalvina Costa
FELICIANO, Débora De Freitas
COSTALONGA, Delcenir Porto
THIENGO, Edmar Reis
KAISER, Luzinete De Freitas Cândido
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar por meio de uma revisão narrativa, como as brincadeiras e os jogos contribuem para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Em certo momento da história da educação, a criança era tratada como um pequeno brinquedo ou animal de estimação, usado para entreter os pais, posteriormente, deu-se a necessidade de preparar o indivíduo para a vida futura, surge aí a ideia inicial da educação infantil. Nesta perspectiva, surgiram também as primeiras instituições de atendimento específi co para as crianças pequenas, inicialmente para o cuidado e a assistência aos órfãos, fi lhos da guerra ou rejeitados pelo abandono produzido pela pobreza, miséria e movimentos migratórios. Os jogos e as brincadeiras sempre tiveram um papel primordial em que? Na educação?, pois, desde que surgiram, no século XVI, os primeiros estudos foram em Roma e na Grécia, com o propósito de ensinar letras, em que se percebeu que o jogo é uma atividade, para as crianças, essencial no processo ensino e aprendizagem. Portanto, o brincar é considerado uma fonte de lazer e de conhecimento, além de possibilitar o exercício daquilo que é próprio no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Portanto, este artigo mostrou-se signifi cativo, pois constatamos que, além de buscar compreender a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, também é possível criar um ambiente educacional adequado e organizado. Por meio da brincadeira deve-se buscar despertar a satisfação e o interesse para melhorar o espaço do processo de ensino e aprendizagem infantil.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1414
Collections
  • Artigos científicos [183]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião