Show simple item record

dc.contributor.authorTUÃO, Alicia Real
dc.contributor.authorFONTANA, Dalvina Costa
dc.contributor.authorFELICIANO, Débora De Freitas
dc.contributor.authorCOSTALONGA, Delcenir Porto
dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis
dc.contributor.authorKAISER, Luzinete De Freitas Cândido
dc.date.accessioned2023-01-12T18:01:07Z
dc.date.available2023-01-12T18:01:07Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1414
dc.description.abstractRESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar por meio de uma revisão narrativa, como as brincadeiras e os jogos contribuem para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Em certo momento da história da educação, a criança era tratada como um pequeno brinquedo ou animal de estimação, usado para entreter os pais, posteriormente, deu-se a necessidade de preparar o indivíduo para a vida futura, surge aí a ideia inicial da educação infantil. Nesta perspectiva, surgiram também as primeiras instituições de atendimento específi co para as crianças pequenas, inicialmente para o cuidado e a assistência aos órfãos, fi lhos da guerra ou rejeitados pelo abandono produzido pela pobreza, miséria e movimentos migratórios. Os jogos e as brincadeiras sempre tiveram um papel primordial em que? Na educação?, pois, desde que surgiram, no século XVI, os primeiros estudos foram em Roma e na Grécia, com o propósito de ensinar letras, em que se percebeu que o jogo é uma atividade, para as crianças, essencial no processo ensino e aprendizagem. Portanto, o brincar é considerado uma fonte de lazer e de conhecimento, além de possibilitar o exercício daquilo que é próprio no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Portanto, este artigo mostrou-se signifi cativo, pois constatamos que, além de buscar compreender a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, também é possível criar um ambiente educacional adequado e organizado. Por meio da brincadeira deve-se buscar despertar a satisfação e o interesse para melhorar o espaço do processo de ensino e aprendizagem infantil.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Jogos e Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem.pt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record