A EDUCAÇÃO EM SAÚDE INDÍGENA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS AMBIENTADOS COM O MEIO CULTURAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Date
2020Author
ALMEIDA, Ana Quésia Souza de
OLIVEIRA, Camila Machado de
JESUS, Cláudia Márcia Corrêa de
BAPTISTA, Ivanete Alves
BATISTA, Josete Silva Henrique
RAMOS, Lázaro Saluci
CORDEIRO, Lídia Barreto
GOMES, Mábila de Souza
ORÉCHIO, Wyara Ribeiro Pereira
Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivo: Reunir a bibliografia acerca das políticas de educação em saúde de forma que possam exercer a
função da melhor maneira possível sem interferir ou ter seu trabalho prejudicado pelas diferenças culturais
presentes nas tribos. Revisão bibliográfica: A revisão em questão tem seu campo de exploração presente
na literatura e apresenta uma reunião de ideias que apontam a necessidade de uma educação reforçada em
saúde indígena, à fim de garantir a preservação e a não violação da cultura local. Trata-se de garantia
constitucional à saúde, um dos direitos básicos diretamente ligado ao principal bem jurídico protegido pela lei
brasileira, a vida. Para tanto, os aspectos básicos da educação em saúde e seus objetivos nobres pautados
nos direitos humanos e na proteção da memória e conservação da cultura, são objetos de estudo da presente
revisão. Considerações finais: O estudo expôs uma crítica acerca da realidade brasileira dos últimos séculos
que, completamente invasiva e eurocêntrica, cristaliza a necessidade de propor uma reforma à educação em
saúde à fim de contemplar o exercício da saúde pública nas aldeias indígenas sem ferir os preceitos culturais
locais.
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