dc.description.abstract | Uma grande parte das interações
sociais de uma criança, ao longo de sua infância,
tem lugar no contexto dos jogos e brincadeiras,
onde estabelece contato e relacionamento
com os outros. Este artigo tem por objetivo
compreender a utilização de jogos cooperativos
pelos professores de Educação Física no
Ensino Fundamental do município de Presidente
Kennedy-ES. Como também, descrever os
benefícios dos jogos cooperativos e verificar
se os professores de educação física utilizam
os jogos em suas aulas. Esta pesquisa é de
caráter exploratório e descritivo, de cunho quali-
quantitativa. Os dados serão coletados através
de um questionário contendo 15 questões, onde
se buscará, primeiramente, traçar o perfil da
amostra e em seguida analisar a utilização dos
jogos cooperativos na prática desses docentes.
O presente artigo apresentará e discorrerá sobre
as pesquisas envolvendo o jogo como elemento
cultural e sua utilização na aprendizagem como
uma abordagem de caráter lúdico. Também se
discorrerá sobre a aprendizagem cooperativa, por
se entender que, a partir da sua compreensão,
é possível um melhor entendimento sobre
os jogos cooperativos e os benefícios destes
nas aulas de educação física. Eles possuem
algumas qualidades especiais que os tornam,
particularmente, apropriados e adequadas para
o aprendizado. | pt_BR |