dc.contributor.author | CACEMIRO, Rita Maria Fernandes Leal Moreira | |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Cristiani Jordão Gomes de | |
dc.contributor.author | VIANA, Kamila Batista Nunes | |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Fabrício Gomes do | |
dc.contributor.author | AGUIAR, Delma do Carmo Ker e | |
dc.contributor.author | ANJOS, Marta Alessandra dos | |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Quiteria Soares de | |
dc.contributor.author | HONÓRIO, Edna Maria de Oliveira | |
dc.contributor.author | SANTANA, Danielle Correia | |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T19:19:16Z | |
dc.date.available | 2023-01-03T19:19:16Z | |
dc.date.issued | 2022-01-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1384 | |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo
apresentar o sociointeracionismo como alternativa
para se trabalhar a educação especial nas
escolas brasileiras. Através desta busca, propõese a discorrer sobre a estrutura e os conceitos
da educação especial brasileira, além de um
aprofundamento teórico no sociointeracionismo
de Vygotsky que possibilitará uma melhor
compreensão da temática em questão. Por fim,
apontar como a união de educação especial e
sociointeracionismo podem colaborar e melhorar
o tratamento dos alunos com deficiência nas
escolas brasileiras. O percurso metodológico
se deu através da busca na literatura existente,
que forneceu maiores referências para o
desenvolvimento do artigo. O conhecimento
já adquirido também foi importante para os
comentários acerca do que trouxe a literatura,
além da complementação dos espaços deixados
pelo que se tem registrado em artigos, livros e
sites de referência na internet. Conclui-se que a
educação especial ainda necessita de reparos
e expansão, mesmo sendo uma realidade cada
dia mais presente na sociedade brasileira. A
utilização das técnicas sociointeracionistas como
forma de se trabalhar a educação especial de
maneira mais inclusiva, surge como ponto de
partida para uma revolução nos métodos e um
maior acolhimento das pessoas com diferenças. | pt_BR |
dc.subject | Sociointeracionismo; Pessoa com Deficiência; Educação Especial; Inclusão; Direito à Educação. | pt_BR |
dc.title | O SOCIOINTERACIONISMO COMO TÁTICA PARA SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ESCOLAS BRASILEIRAS | pt_BR |