O SOCIOINTERACIONISMO COMO TÁTICA PARA SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ESCOLAS BRASILEIRAS
Fecha
2022-01-10Autor
CACEMIRO, Rita Maria Fernandes Leal Moreira
ALMEIDA, Cristiani Jordão Gomes de
VIANA, Kamila Batista Nunes
NASCIMENTO, Fabrício Gomes do
AGUIAR, Delma do Carmo Ker e
ANJOS, Marta Alessandra dos
OLIVEIRA, Quiteria Soares de
HONÓRIO, Edna Maria de Oliveira
SANTANA, Danielle Correia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo tem como objetivo
apresentar o sociointeracionismo como alternativa
para se trabalhar a educação especial nas
escolas brasileiras. Através desta busca, propõese a discorrer sobre a estrutura e os conceitos
da educação especial brasileira, além de um
aprofundamento teórico no sociointeracionismo
de Vygotsky que possibilitará uma melhor
compreensão da temática em questão. Por fim,
apontar como a união de educação especial e
sociointeracionismo podem colaborar e melhorar
o tratamento dos alunos com deficiência nas
escolas brasileiras. O percurso metodológico
se deu através da busca na literatura existente,
que forneceu maiores referências para o
desenvolvimento do artigo. O conhecimento
já adquirido também foi importante para os
comentários acerca do que trouxe a literatura,
além da complementação dos espaços deixados
pelo que se tem registrado em artigos, livros e
sites de referência na internet. Conclui-se que a
educação especial ainda necessita de reparos
e expansão, mesmo sendo uma realidade cada
dia mais presente na sociedade brasileira. A
utilização das técnicas sociointeracionistas como
forma de se trabalhar a educação especial de
maneira mais inclusiva, surge como ponto de
partida para uma revolução nos métodos e um
maior acolhimento das pessoas com diferenças.
Colecciones
- Artigos científicos [183]