DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: PECULIARIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY, ES
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
MARTIN, Patrícia De Souza Terra de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
MARTIN. Patrícia de Souza Terra de. Dificuldades de aprendizagem em leitura e interpretação textual: peculiaridades de uma escola em comunidade quilombola do município de Presidente Kennedy, ES. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus, Espírito Santo, 2021.
A escola tem o potencial para ofertar um espaço que transforma. Contudo, superar as dificuldades de aprendizagem constitui-se em um dos grandes problemas que a educação enfrenta. É neste contexto de transformações, que surge a discussão acerca da identidade e da diversidade como fatores que compõem o cenário atual das políticas educacionais brasileiras, especialmente no que concerne à Educação Escolar Quilombola. Esta pesquisa busca compreender como se constituem as dificuldades de aprendizagem em leitura e interpretação textual dos alunos de uma escola em comunidade quilombola do município de Presidente Kennedy, ES. Propõe-se a seguinte questão: Como se apresentam as dificuldades de aprendizagem em leitura e interpretação textual presentes na escola da comunidade quilombola de Cacimbinha e como solucioná-las? Os fundamentos teóricos são baseados nos estudos e argumentos de Mazer, Dal Bello e Bazon (2009), Rota, Ohlweiler e Riesgo (2016), Sousa (2004) e Celestino (2016), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, que fez uso de entrevistas, a partir de roteiro estruturado, com 14 alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I e sua professora. Constatamos que a utilização dos instrumentos adequados à realidade educacional, aliada às ações de envolvimento dos sujeitos, especialmente dos docentes e da família, promoveram impactos positivos na compreensão e aprendizagem da leitura e interpretação textual, que levaram os educandos a superar as respectivas dificuldades de aprendizagem.