• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: PECULIARIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY, ES

Thumbnail
View/Open
PATRÍCIA DE SOUZA TERRA DE MARTIN.pdf (1.732Mb)
Date
2021
Author
MARTIN, Patrícia De Souza Terra de
Metadata
Show full item record
Abstract
MARTIN. Patrícia de Souza Terra de. Dificuldades de aprendizagem em leitura e interpretação textual: peculiaridades de uma escola em comunidade quilombola do município de Presidente Kennedy, ES. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus, Espírito Santo, 2021. A escola tem o potencial para ofertar um espaço que transforma. Contudo, superar as dificuldades de aprendizagem constitui-se em um dos grandes problemas que a educação enfrenta. É neste contexto de transformações, que surge a discussão acerca da identidade e da diversidade como fatores que compõem o cenário atual das políticas educacionais brasileiras, especialmente no que concerne à Educação Escolar Quilombola. Esta pesquisa busca compreender como se constituem as dificuldades de aprendizagem em leitura e interpretação textual dos alunos de uma escola em comunidade quilombola do município de Presidente Kennedy, ES. Propõe-se a seguinte questão: Como se apresentam as dificuldades de aprendizagem em leitura e interpretação textual presentes na escola da comunidade quilombola de Cacimbinha e como solucioná-las? Os fundamentos teóricos são baseados nos estudos e argumentos de Mazer, Dal Bello e Bazon (2009), Rota, Ohlweiler e Riesgo (2016), Sousa (2004) e Celestino (2016), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, que fez uso de entrevistas, a partir de roteiro estruturado, com 14 alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental I e sua professora. Constatamos que a utilização dos instrumentos adequados à realidade educacional, aliada às ações de envolvimento dos sujeitos, especialmente dos docentes e da família, promoveram impactos positivos na compreensão e aprendizagem da leitura e interpretação textual, que levaram os educandos a superar as respectivas dificuldades de aprendizagem.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1258
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback