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dc.contributor.authorDIAMANTINO, CINTIA
dc.date.accessioned2021-09-30T17:36:07Z
dc.date.available2021-09-30T17:36:07Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1027
dc.description.abstractEsta pesquisa fundamentou-se nos conceitos de Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil (EI), buscando analisar como a EA é inserida nas práticas pedagógicas dos professores do Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro, localizado no município de São Mateus (ES). A metodologia possui uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, buscando informações originais no que se refere à realidade deste espaço escolar, para isso foi utilizado observações da rotina diária e entrevista semi-estruturada, totalizando quinze perguntas. Foram entrevistadas seis professoras de alunos com faixa etária entre três a seis anos. O intuito de aplicar estas perguntas foi de apreciar o nível de conhecimento das professoras acerca da importância da educação ambiental na educação infantil, avaliando também a existência ou não da sensibilidade, preocupação no que se refere ao meio ambiente e sua carecida conservação e quais visões estes docentes possuem quanto aos problemas e responsabilidades ambientais, bem como causas, consequências, suas dificuldades e anseios. As observações diárias da rotina e práticas pedagógicas destes docentes tiveram o intuito analisar, também, como o aluno aprende os assuntos trabalhados, como é o envolvimento da família na rotina da escola e como os professores atribuem sentido a temática da EA nas redes de conhecimento produzidas no espaço escolar. Esses dados foram registrados por meio de tabelas e comentados posteriormente. Os resultados revelaram diferentes percepções sobre as concepções de problemas ambientais, principalmente no que se diz respeito à preservação do meio ambiente de maneira geral e preservação da cidade em que vivem. Os sujeitos da pesquisa revelaram que práticas pedagógicas conservadoras ainda tem sido assegurada nas rotinas da escola. Como produto final foi elaborado uma plataforma como sala de aula virtual com a temática ambiental, tendo como foco a educação infantil, utilizando o Google Classroom. Nesta plataforma pretendeu-se criar pastas com sugestões de atividades, vídeos, últimas notícias sobre as questões ambientais, pesquisas, publicações e um espaço onde os docentes poderão enviar imagens e/ou textos a fim de compartilhar seu trabalho.pt_BR
dc.subject: Educação ambiental. Educação infantil. Práticas pedagógicas. Formação de professorespt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CEIM SÃO PEDROpt_BR


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