• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CEIM SÃO PEDRO

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.541Mb)
Fecha
2018-12-14
Autor
DIAMANTINO, CINTIA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa fundamentou-se nos conceitos de Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil (EI), buscando analisar como a EA é inserida nas práticas pedagógicas dos professores do Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro, localizado no município de São Mateus (ES). A metodologia possui uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, buscando informações originais no que se refere à realidade deste espaço escolar, para isso foi utilizado observações da rotina diária e entrevista semi-estruturada, totalizando quinze perguntas. Foram entrevistadas seis professoras de alunos com faixa etária entre três a seis anos. O intuito de aplicar estas perguntas foi de apreciar o nível de conhecimento das professoras acerca da importância da educação ambiental na educação infantil, avaliando também a existência ou não da sensibilidade, preocupação no que se refere ao meio ambiente e sua carecida conservação e quais visões estes docentes possuem quanto aos problemas e responsabilidades ambientais, bem como causas, consequências, suas dificuldades e anseios. As observações diárias da rotina e práticas pedagógicas destes docentes tiveram o intuito analisar, também, como o aluno aprende os assuntos trabalhados, como é o envolvimento da família na rotina da escola e como os professores atribuem sentido a temática da EA nas redes de conhecimento produzidas no espaço escolar. Esses dados foram registrados por meio de tabelas e comentados posteriormente. Os resultados revelaram diferentes percepções sobre as concepções de problemas ambientais, principalmente no que se diz respeito à preservação do meio ambiente de maneira geral e preservação da cidade em que vivem. Os sujeitos da pesquisa revelaram que práticas pedagógicas conservadoras ainda tem sido assegurada nas rotinas da escola. Como produto final foi elaborado uma plataforma como sala de aula virtual com a temática ambiental, tendo como foco a educação infantil, utilizando o Google Classroom. Nesta plataforma pretendeu-se criar pastas com sugestões de atividades, vídeos, últimas notícias sobre as questões ambientais, pesquisas, publicações e um espaço onde os docentes poderão enviar imagens e/ou textos a fim de compartilhar seu trabalho.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1027
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias