A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CEIM SÃO PEDRO
Abstract
Esta pesquisa fundamentou-se nos conceitos de Educação Ambiental (EA) na
Educação Infantil (EI), buscando analisar como a EA é inserida nas práticas
pedagógicas dos professores do Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro,
localizado no município de São Mateus (ES). A metodologia possui uma abordagem
qualitativa de natureza exploratória e descritiva, buscando informações originais no
que se refere à realidade deste espaço escolar, para isso foi utilizado observações
da rotina diária e entrevista semi-estruturada, totalizando quinze perguntas. Foram
entrevistadas seis professoras de alunos com faixa etária entre três a seis anos. O
intuito de aplicar estas perguntas foi de apreciar o nível de conhecimento das
professoras acerca da importância da educação ambiental na educação infantil,
avaliando também a existência ou não da sensibilidade, preocupação no que se
refere ao meio ambiente e sua carecida conservação e quais visões estes docentes
possuem quanto aos problemas e responsabilidades ambientais, bem como causas,
consequências, suas dificuldades e anseios. As observações diárias da rotina e
práticas pedagógicas destes docentes tiveram o intuito analisar, também, como o
aluno aprende os assuntos trabalhados, como é o envolvimento da família na rotina
da escola e como os professores atribuem sentido a temática da EA nas redes de
conhecimento produzidas no espaço escolar. Esses dados foram registrados por
meio de tabelas e comentados posteriormente. Os resultados revelaram diferentes
percepções sobre as concepções de problemas ambientais, principalmente no que
se diz respeito à preservação do meio ambiente de maneira geral e preservação da
cidade em que vivem. Os sujeitos da pesquisa revelaram que práticas pedagógicas
conservadoras ainda tem sido assegurada nas rotinas da escola. Como produto final
foi elaborado uma plataforma como sala de aula virtual com a temática ambiental,
tendo como foco a educação infantil, utilizando o Google Classroom. Nesta
plataforma pretendeu-se criar pastas com sugestões de atividades, vídeos, últimas
notícias sobre as questões ambientais, pesquisas, publicações e um espaço onde os
docentes poderão enviar imagens e/ou textos a fim de compartilhar seu trabalho.