Listar por título
Mostrando ítems 634-653 de 1705
-
O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA COM LIVROS INFANTIS
(2020-04-30)A busca por assegurar a formação de leitores conscientes, críticos e ativos, na convicção de que a leitura é mais um processo complexo a ser desenvolvido com os alunos, em sala de aula (e menos uma simples questão de ... -
O ENSINO DAS FORMAS DE DISCURSIVIDADE DESVELADAS PELAS ILUSTRAÇÕES NOS LIVROS INFANTIS
(2020-04-30)A inspiração para compor este estudo surgiu em face à invasão de imagens no cotidiano e diante do desafio de propiciar aos alunos – enquanto professora em sala de aula –, que alcancem uma totalidade de compreensão ... -
O ENSINO DAS SÍLABAS COMPLEXAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2021-12-03)TUÃO, ALÍCIA REAL. O ensino das sílabas complexas no processo de alfabetização e leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Esta pesquisa trata-se ... -
O ENSINO DE ARTE E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS TURMAS DE 6º A 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: COLOCANDO O PCN NA PRÁTICA
(2019-10-26)Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática Pedagógica do ensino de Arte como uma tentativa de proporcionar à compreensão de como este componente curricular está inserido no espaço escolar, explorando as ... -
ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E OS USOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS
(2022-11-22)Crianças e adolescentes com deficiência intelectual (DI), apesar de suas limitações na capacidade cognitiva, no comportamento dinâmico e adaptativo, têm os mesmos interesses e curiosidades sobre o mundo e, portanto, os ... -
O ENSINO DE FRAÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (PRESIDENTE KENNEDY-ES – SEXTO ANO)
(2021)SANTOS, Neila Alves Moreira dos. O ensino de frações para uma aprendizagem significativa (Presidente Kennedy-ES – 6° Ano). 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Este estudo visou ... -
ENSINO DE HISTÓRIA A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS COM ARTES VISUAIS
(2020-12-15)A inclusão de uma criança é uma necessidade dentro das escolas, a fim de garantir uma educação de qualidade e possibilitar o direito de todos os alunos, com necessidades especiais ou não, de exercer e usufruir de uma ... -
O ENSINO DE HISTÓRIA E A ATUAÇÃO DO DOCENTE: Principais abordagens sobre o estudo de História Local nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy-ES
(2021)FONTANA, Poliana Nicoli. O ENSINO DE HISTÓRIA E A ATUAÇÃO DO DOCENTE: Principais abordagens sobre o estudo de História Local nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 109 f. Dissertação ... -
O ENSINO DE LINGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO BILETRAMENTO
(2021)ABREU, Joanete Maria Coutinho Rangel. O ensino de Lingua Inglesa na Educação Infantil na perspectiva do Biletramento. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus: 2021. 105 f. Esse estudo aborda a ... -
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO IFES VITÓRIA: desafios e perspectivas
(2015-03-13)O trabalho se propõe a analisar a disciplina Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica. A pesquisa se desenvolveu no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória, e visava contribuir ... -
O ENSINO DE TABUADA ATRAVÉS DE JOGOS PARA OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II – ITAPEMIRIM/ES
(2021)FREITAS, Keyla ARCANJO. O ENSINO DE TABUADA ATRAVÉS DE JOGOS PARA OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II – ITAPEMIRIM/ES. 2021. 84f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus - ES, 2021. Esta ... -
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES
(2019-04-13)O ensino e aprendizagem de física é processo da maior importância na formação do sujeito, colaborando de forma significativa para o êxito do mesmo em seu processo educativo. Partindo dessa premissa, o presente estudo ... -
ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS UTILIZANDO O JOGO “CARTAS MATEMÁTICAS”
(2019-11-29)Esta pesquisa visa analisar como a utilização do jogo “cartas matemáticas” pode colaborar com as práticas de ensino aprendizagem de matemática nos níveis básicos de educação, no sentido de torná-las mais acessíveis no ... -
ENSINO E APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO A UMA CRIANÇA SURDA: UM ESTUDO DE CASO
(2018-12-06)O presente trabalho objetiva discutir os processos de ensino e aprendizagem dos princípios aditivo e multiplicativo a uma criança surda, propondo uma ferramenta colaborativa através da utilização dos materiais manipulativos ...