O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA COM LIVROS INFANTIS
Abstract
A busca por assegurar a formação de leitores conscientes, críticos e ativos, na
convicção de que a leitura é mais um processo complexo a ser desenvolvido com os
alunos, em sala de aula (e menos uma simples questão de decodificação de textos),
foi o cerne da investigação desta dissertação. O campo consolidou-se em turmas do
4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal localizada no
município de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. Para isso, tomou-se como
referência os conhecimentos teóricos adquiridos sobre o tema em questão. O
percurso metodológico incluiu pesquisa-ação e intervenção em sala de aula, com base
na literatura infantil, entrecruzando-se o desenvolvimento de oficinas de estratégias
de leitura com literatura infantil. As estratégias de leitura, aplicadas em textos
narrativos, evidenciaram-se como recursos importantes e eficientes para se enfrentar
a atividade de leitura com competência e interesse. Além disso, abriram caminho para
os leitores utilizarem-nas de forma autônoma em outros textos. O objetivo da pesquisa
foi a verificação de como uma prática sistematizada sobre o ensino das estratégias de
leitura com livros de literatura infantil pode contribuir para a compreensão e fruição
leitora. O aporte teórico pautou-se no estudo das estratégias de compreensão leitora
de Solé (1998; 2016), além do arcabouço dos ensinamentos de Souza et al. (2010),
relacionados às oficinas práticas de estratégias de leitura com textos de literatura
voltada para o público infantil. Além disso, houve respaldo também nas ideias de
Soares (1998; 2003; 2004; 2006; 2009), Zilberman (1998; 2004; 2009), Cosson (2006;
2007), Lajolo (1998), entre outros, visando a formação de um leitor consciente, crítico
e ativo, que entende o que lê e por que lê. Dessa forma, como produto final chegou se à elaboração de uma sugestão de guia didático que possa colaborar com o trabalho
do professor nesse processo de formação de leitores autônomos, capazes de ler e
compreender diferentes tipos de texto.