FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ARACRUZ/ES: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Abstract
A formação continuada do professor é uma ação importante para adquirir saberes que
contribuem com a prática docente e asseguram um fazer pedagógico com mais êxito
na aprendizagem, bem como para o crescimento pessoal e profissional. O presente
estudo constitui-se de reflexões baseadas em leituras de trabalhos sobre a temática,
de revisão de literatura, de observações e pesquisas de elemento significativo,
buscando tecer o elo entre a teoria e a prática. Também foram feitas visitas à
Secretaria Municipal de Educação de Aracruz para estabelecer aspectos teóricos da
formação docente no contexto de três escolas situadas nesse município. Tem como
objetivo geral: pesquisar como a formação continuada dos professores pode contribuir
para a aprendizagem efetiva dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de três
escolas do município de Aracruz/ES. E o problema envolve identificar como as
estratégias utilizadas nas formações de professores podem contribuir para a prática
docente desenvolvida em turmas de 3ºs anos nessas três escolas. A metodologia
pode tem características de abordagem qualitativa, sendo o questionário contendo
perguntas abertas e fechadas, aplicado aos professores, um dos instrumentos de
coleta de dados. O município de Aracruz está localizado na região turística Rota do
Verde e das Águas do Estado do Espírito Santo, pertence à mesorregião litoral norte.
De acordo com resultados obtidos, os professores participam das propostas de
formação continuada oferecidas pela Rede Municipal de Ensino, acreditam que
podem aperfeiçoar suas práticas, compreendem que os processos de formações
contribuem para a prática em sala de aula e favorecem o aprendizado e
complementam os conhecimentos do professor. Tudo isso cria condições para um
ensino significativo e efetivo para os alunos. Constatou-se também que a SEMED já
possui um plano de formação continuada, de maneira sistematizada, visando fazer
com que o resultado retorne para a prática por meio de intervenções inovadoras