Show simple item record

dc.contributor.authorROSA, IVANILDE
dc.date.accessioned2021-09-17T15:32:17Z
dc.date.available2021-09-17T15:32:17Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/989
dc.description.abstractA formação continuada do professor é uma ação importante para adquirir saberes que contribuem com a prática docente e asseguram um fazer pedagógico com mais êxito na aprendizagem, bem como para o crescimento pessoal e profissional. O presente estudo constitui-se de reflexões baseadas em leituras de trabalhos sobre a temática, de revisão de literatura, de observações e pesquisas de elemento significativo, buscando tecer o elo entre a teoria e a prática. Também foram feitas visitas à Secretaria Municipal de Educação de Aracruz para estabelecer aspectos teóricos da formação docente no contexto de três escolas situadas nesse município. Tem como objetivo geral: pesquisar como a formação continuada dos professores pode contribuir para a aprendizagem efetiva dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de três escolas do município de Aracruz/ES. E o problema envolve identificar como as estratégias utilizadas nas formações de professores podem contribuir para a prática docente desenvolvida em turmas de 3ºs anos nessas três escolas. A metodologia pode tem características de abordagem qualitativa, sendo o questionário contendo perguntas abertas e fechadas, aplicado aos professores, um dos instrumentos de coleta de dados. O município de Aracruz está localizado na região turística Rota do Verde e das Águas do Estado do Espírito Santo, pertence à mesorregião litoral norte. De acordo com resultados obtidos, os professores participam das propostas de formação continuada oferecidas pela Rede Municipal de Ensino, acreditam que podem aperfeiçoar suas práticas, compreendem que os processos de formações contribuem para a prática em sala de aula e favorecem o aprendizado e complementam os conhecimentos do professor. Tudo isso cria condições para um ensino significativo e efetivo para os alunos. Constatou-se também que a SEMED já possui um plano de formação continuada, de maneira sistematizada, visando fazer com que o resultado retorne para a prática por meio de intervenções inovadoraspt_BR
dc.subjectDocentes. Formação Continuada. Processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ARACRUZ/ES: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTEpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record