ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS UTILIZANDO O JOGO “CARTAS MATEMÁTICAS”
Abstract
Esta pesquisa visa analisar como a utilização do jogo “cartas matemáticas” pode
colaborar com as práticas de ensino aprendizagem de matemática nos níveis básicos de
educação, no sentido de torná-las mais acessíveis no que diz respeito ao contato e a
interação que crianças e adolescentes podem ter com os jogos. Mostrar como os jogos
surgiram por meio do contato com as disciplinas, as diversas formas de didáticas
aplicáveis aos materiais e dar subsídios e opiniões sobre recreação como forma de
introdução do conteúdo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi realizada através de
um jogo matemático, como estratégia desencadeadora do processo de ensino
aprendizagem, enfatizando a resolução de problemas. O jogo utilizado nesta pesquisa foi
“cartas matemáticas”, o qual toma como foco um dos principais temas que envolvem a
Matemática e a prática educativa, que é o método de resolução de problemas para o
ensino de números Inteiros dentro das turmas do 7º ano. Após concluir a pesquisa ficou
evidente que os jogos são importantes na escola, mas antes disso são importantes para
a vida. A vida, do nascimento à morte, sugere nas questões fundamentais sobre nosso
corpo, diferenças, identidades e convenções culturais. Portanto, a partir do diagnóstico
alcançado, verificou-se que apesar dos alunos já apresentarem conhecimento das quatro
operações basilares da matemática, alguns ainda exibiam problemas na compreensão e
resolução dos problemas não convencionais