O PAPEL SOCIAL DA LITERATURA: DIÁLOGO PARA A DESCONSTRUÇÃO DA FRONTEIRA DO RACISMO NA ESCOLA
Abstract
A presente dissertação debate a relevância da literatura negra na escola, nas aulas
de Língua Inglesa, de forma interdisciplinar, com os componentes curriculares de
História e de Ensino Religioso. A finalidade é possibilitar a ampliação do
conhecimento dos alunos sobre questões históricas e, sobretudo, a respeito do
surgimento do preconceito, existente de forma latente na formação do povo
brasileiro. O estudo desvela motivos e consequências do racismo na atual
sociedade, usando como estratégia a arte literária de cunho social, evidenciando-se
a potencialidade da escrita como instrumento para apresentar a visão depreciativa
do negro. Foi realizada uma pesquisa-ação nas aulas de Língua Inglesa em uma
escola municipal de Colatina, no Espírito Santo, de modo a poder contribuir para o
enriquecimento da reflexão no tocante ao multiculturalismo e acerca da cultura dos
afrodescendentes. Os autores que embasam o marco teórico dialogam entre si
buscando reconhecer o mosaico cultural nos ambientes escolares ao dar ênfase ao
hibridismo identitário junto às práticas discursivas abertas à diversidade e de
dogmatismos, que geram o preconceito em diversos espaços sociais. Os dados
mostram que muitos alunos se surpreenderam ao perceber que as ocorrências de
preconceito racial vividas são muitos frequentes nas relações sociais do que
imaginavam, sendo muitas delas praticadas por familiares e pessoas próximas ao
convívio rotineiro. Há também o docente, que lida com essa diversidade e que,
muitas vezes, não sabe como reagir diante de circunstâncias reais de preconceito.
Em face a isso a literatura surge, com sua perspectiva social, descortinando a
realidade, provocando, incomodando, imitando a vida real, em busca de sensibilizar
solidariamente o ser humano desde criança para, quando adulto, estar cientes desse
entre lugar. Muitos relataram que essas atitudes destroem vidas, e apontaram a
expressão “se colocar no lugar do outro”, o que remete à ideia propagada por Hugo
Assmann e à concepção de Bhabha de transpor as fronteiras do racismo. Assim, o
presente estudo permite uma incursão, além da discussão teórica, com informações
precisas do campo, oriundas de experiências e relatos, capazes de somar em ações
afirmativas, que oportunizem os debates em prol de conscientização. A pesquisa
deixa como legado, sequências didáticas, para a consubstanciação de um projeto
interdisciplinar contemplando debates sobre preconceito, gênero, etnia,
multiculturalismo e diversidade na escola.