Mostrar el registro sencillo del ítem
MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA FORMA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DA EJA
dc.contributor.author | MARTINS, ÉRICA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T19:55:01Z | |
dc.date.available | 2021-09-16T19:55:01Z | |
dc.date.issued | 2019-11-29 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/978 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve como objetivo verificar como a Resolução de Problemas associada a Modelagem Matemática pode contribuir para a inclusão dos educandos nas aulas de Matemática da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, buscou-se trabalhar com situações reais que fossem capazes de ser assimiladas e/ou determinadas empregando a modelagem matemática como alternativa metodológica com os educandos da EJA, para que estes possam atribuir definições ao seu uso por meio da contextualização. Procurou-se levar em consideração as particularidades dos educandos da EJA e suas dificuldades em se habituarem ao sistema regular de ensino. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo ao avaliar as fases da Modelagem Matemática, pois esta necessitou do olhar do pesquisador e também junto aos alunos enquanto metodologia de ensino. Ao final da pesquisa ficou evidenciado que a Modelagem Matemática foi um método exitoso trabalhado com os educandos da EJA, diferente do ensino tradicional, onde o docente verbaliza e os educandos somente escutam. Dessa forma, nas atividades de Modelagem e Resolução de problemas aplicadas através da sequência didática pode-se verificar a possibilidade efetiva de diálogo entre o docente e os educandos promovendo interação e troca de conhecimento no momento da aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas. Modelagem matemática. Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | MODELAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA FORMA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DA EJA | pt_BR |