Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSILVA, CLEONICE
dc.date.accessioned2021-09-16T19:27:48Z
dc.date.available2021-09-16T19:27:48Z
dc.date.issued2019-05-10
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/970
dc.description.abstractO que se propõe aqui é apresentar o desenvolvimento de competências necessárias às práticas de leitura e escrita nas salas de aulas de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se norteia pela apresentação do problema que é: Como se dá o processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola no município de Jaguaré - Espírito Santo. A justificativa pela escolha do tema nasceu das inquietações advindas, em primeiro plano, das observações e pesquisas realizadas durante os anos de trabalho em sala de aula. Tem como Objetivo Geral: pesquisar o perfil leitor de crianças durante o processo de alfabetização e letramento em uma escola pública. A Metodologia utilizada está centrada na pesquisa bibliográfica, a fim de evidenciar as ideias subsidiadas por autores que também se dedicaram à pesquisa do tema e apresentar uma amostra junto às professoras dos turnos matutino e vespertino participantes da pesquisa. Posteriormente, desenvolvemos a pesquisa de campo, através de entrevista com as professoras das turmas do 1º. ano do Ensino Fundamental. Prosseguindo, foi desenvolvida uma sondagem para avaliar o nível de leitura e escrita de cinco alunos. Como procedimentos de coleta de dados foi utilizado um questionário como instrumento para a entrevista semiestruturada realizado com as professoras a fim de construirmos informações sobre seu perfil e sobre o seu trabalho com a aquisição da língua escrita pelos alunos, cujos dados estão descritos conforme a apresentação dos dados e a análise dos resultados.pt_BR
dc.subjectLeitura. Escrita. Alfabetização. Letramento.pt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LETRAMENTO NO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – JAGUARÉ/ESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples