• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LETRAMENTO NO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – JAGUARÉ/ES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (490.0Kb)
Data
2019-05-10
Autor
SILVA, CLEONICE
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O que se propõe aqui é apresentar o desenvolvimento de competências necessárias às práticas de leitura e escrita nas salas de aulas de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se norteia pela apresentação do problema que é: Como se dá o processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola no município de Jaguaré - Espírito Santo. A justificativa pela escolha do tema nasceu das inquietações advindas, em primeiro plano, das observações e pesquisas realizadas durante os anos de trabalho em sala de aula. Tem como Objetivo Geral: pesquisar o perfil leitor de crianças durante o processo de alfabetização e letramento em uma escola pública. A Metodologia utilizada está centrada na pesquisa bibliográfica, a fim de evidenciar as ideias subsidiadas por autores que também se dedicaram à pesquisa do tema e apresentar uma amostra junto às professoras dos turnos matutino e vespertino participantes da pesquisa. Posteriormente, desenvolvemos a pesquisa de campo, através de entrevista com as professoras das turmas do 1º. ano do Ensino Fundamental. Prosseguindo, foi desenvolvida uma sondagem para avaliar o nível de leitura e escrita de cinco alunos. Como procedimentos de coleta de dados foi utilizado um questionário como instrumento para a entrevista semiestruturada realizado com as professoras a fim de construirmos informações sobre seu perfil e sobre o seu trabalho com a aquisição da língua escrita pelos alunos, cujos dados estão descritos conforme a apresentação dos dados e a análise dos resultados.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/970
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião