APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LETRAMENTO NO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – JAGUARÉ/ES
Abstract
O que se propõe aqui é apresentar o desenvolvimento de competências necessárias
às práticas de leitura e escrita nas salas de aulas de alunos do 1º ano do Ensino
Fundamental. A pesquisa se norteia pela apresentação do problema que é: Como se
dá o processo da aquisição da leitura e escrita dos alunos no 1º ano do Ensino
Fundamental de uma escola no município de Jaguaré - Espírito Santo. A justificativa
pela escolha do tema nasceu das inquietações advindas, em primeiro plano, das
observações e pesquisas realizadas durante os anos de trabalho em sala de aula.
Tem como Objetivo Geral: pesquisar o perfil leitor de crianças durante o processo de
alfabetização e letramento em uma escola pública. A Metodologia utilizada está
centrada na pesquisa bibliográfica, a fim de evidenciar as ideias subsidiadas por
autores que também se dedicaram à pesquisa do tema e apresentar uma amostra
junto às professoras dos turnos matutino e vespertino participantes da pesquisa.
Posteriormente, desenvolvemos a pesquisa de campo, através de entrevista com as
professoras das turmas do 1º. ano do Ensino Fundamental. Prosseguindo, foi
desenvolvida uma sondagem para avaliar o nível de leitura e escrita de cinco alunos.
Como procedimentos de coleta de dados foi utilizado um questionário como
instrumento para a entrevista semiestruturada realizado com as professoras a fim de
construirmos informações sobre seu perfil e sobre o seu trabalho com a aquisição da
língua escrita pelos alunos, cujos dados estão descritos conforme a apresentação
dos dados e a análise dos resultados.