• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ENSINO MÉDIO – UM CAMINHO PARA ESTUDAR LITERATURA BRASILEIRA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (3.262Mb)
Data
2019-11-29
Autor
LISBOA, ADEBIO
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A aplicabilidade da linguagem dos quadrinhos no Ensino Médio – como um mecanismo para facilitar a apreensão da literatura brasileira tem sua relevância consolidada no propósito de se evidenciar uma experiência didática inusitada, consubstanciada na promoção do entrelace com a linguagem dos quadrinhos para o estudo de cânones literários, unindo o popular e o clássico na configuração de uma metodologia ativa. Os quadrinhos ao se constituírem como uma forma de arte sequencial informa, educa e comunica instantaneamente e intencionalmente. Esse estudo oportuniza aos estudantes condições mais acessíveis de compreensão leitora, em vista da combinação da linguagem verbal e não verbal, possibilitando análise, interpretação e desenvolvimento da leitura crítica. Trabalhou-se a modalidade de pesquisa exploratória, mediante investigação bibliográfica e de pesquisa-ação, que permitiu a exploração dos quadrinhos como ferramenta metodológica aplicável nas aulas de literatura, com turmas do Ensino Médio. Vergueiro, Freire, Dalcastagnè, Glaucy Xavier, Rafael Silva foram alguns dos teóricos que corroboraram essa pesquisa. O interesse principal com esta abordagem foi o de motivar o estudante a participar do mundo literário, apropriando-se de sua riqueza singular.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/957
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião