A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ENSINO MÉDIO – UM CAMINHO PARA ESTUDAR LITERATURA BRASILEIRA
Abstract
A aplicabilidade da linguagem dos quadrinhos no Ensino Médio – como um
mecanismo para facilitar a apreensão da literatura brasileira tem sua relevância
consolidada no propósito de se evidenciar uma experiência didática inusitada,
consubstanciada na promoção do entrelace com a linguagem dos quadrinhos para o
estudo de cânones literários, unindo o popular e o clássico na configuração de uma
metodologia ativa. Os quadrinhos ao se constituírem como uma forma de arte
sequencial informa, educa e comunica instantaneamente e intencionalmente. Esse
estudo oportuniza aos estudantes condições mais acessíveis de compreensão leitora,
em vista da combinação da linguagem verbal e não verbal, possibilitando análise,
interpretação e desenvolvimento da leitura crítica. Trabalhou-se a modalidade de
pesquisa exploratória, mediante investigação bibliográfica e de pesquisa-ação, que
permitiu a exploração dos quadrinhos como ferramenta metodológica aplicável nas
aulas de literatura, com turmas do Ensino Médio. Vergueiro, Freire, Dalcastagnè,
Glaucy Xavier, Rafael Silva foram alguns dos teóricos que corroboraram essa
pesquisa. O interesse principal com esta abordagem foi o de motivar o estudante a
participar do mundo literário, apropriando-se de sua riqueza singular.