Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLISBOA, ADEBIO
dc.date.accessioned2021-09-16T18:22:58Z
dc.date.available2021-09-16T18:22:58Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.identifier.citationDissertação de mestradopt_BR
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/957
dc.description.abstractA aplicabilidade da linguagem dos quadrinhos no Ensino Médio – como um mecanismo para facilitar a apreensão da literatura brasileira tem sua relevância consolidada no propósito de se evidenciar uma experiência didática inusitada, consubstanciada na promoção do entrelace com a linguagem dos quadrinhos para o estudo de cânones literários, unindo o popular e o clássico na configuração de uma metodologia ativa. Os quadrinhos ao se constituírem como uma forma de arte sequencial informa, educa e comunica instantaneamente e intencionalmente. Esse estudo oportuniza aos estudantes condições mais acessíveis de compreensão leitora, em vista da combinação da linguagem verbal e não verbal, possibilitando análise, interpretação e desenvolvimento da leitura crítica. Trabalhou-se a modalidade de pesquisa exploratória, mediante investigação bibliográfica e de pesquisa-ação, que permitiu a exploração dos quadrinhos como ferramenta metodológica aplicável nas aulas de literatura, com turmas do Ensino Médio. Vergueiro, Freire, Dalcastagnè, Glaucy Xavier, Rafael Silva foram alguns dos teóricos que corroboraram essa pesquisa. O interesse principal com esta abordagem foi o de motivar o estudante a participar do mundo literário, apropriando-se de sua riqueza singular.pt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhos – Quadrinização – Literatura – Interdisciplinaridadept_BR
dc.titleA LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ENSINO MÉDIO – UM CAMINHO PARA ESTUDAR LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem