Mostrar el registro sencillo del ítem
A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ENSINO MÉDIO – UM CAMINHO PARA ESTUDAR LITERATURA BRASILEIRA
dc.contributor.author | LISBOA, ADEBIO | |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T18:22:58Z | |
dc.date.available | 2021-09-16T18:22:58Z | |
dc.date.issued | 2019-11-29 | |
dc.identifier.citation | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/957 | |
dc.description.abstract | A aplicabilidade da linguagem dos quadrinhos no Ensino Médio – como um mecanismo para facilitar a apreensão da literatura brasileira tem sua relevância consolidada no propósito de se evidenciar uma experiência didática inusitada, consubstanciada na promoção do entrelace com a linguagem dos quadrinhos para o estudo de cânones literários, unindo o popular e o clássico na configuração de uma metodologia ativa. Os quadrinhos ao se constituírem como uma forma de arte sequencial informa, educa e comunica instantaneamente e intencionalmente. Esse estudo oportuniza aos estudantes condições mais acessíveis de compreensão leitora, em vista da combinação da linguagem verbal e não verbal, possibilitando análise, interpretação e desenvolvimento da leitura crítica. Trabalhou-se a modalidade de pesquisa exploratória, mediante investigação bibliográfica e de pesquisa-ação, que permitiu a exploração dos quadrinhos como ferramenta metodológica aplicável nas aulas de literatura, com turmas do Ensino Médio. Vergueiro, Freire, Dalcastagnè, Glaucy Xavier, Rafael Silva foram alguns dos teóricos que corroboraram essa pesquisa. O interesse principal com esta abordagem foi o de motivar o estudante a participar do mundo literário, apropriando-se de sua riqueza singular. | pt_BR |
dc.subject | Histórias em Quadrinhos – Quadrinização – Literatura – Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ENSINO MÉDIO – UM CAMINHO PARA ESTUDAR LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |