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dc.contributor.authorROSSINI, WENDRESON
dc.date.accessioned2021-09-03T19:40:57Z
dc.date.available2021-09-03T19:40:57Z
dc.date.issued2018-03-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/956
dc.description.abstractA educação é um importante elemento para a formação cidadã e profissional de toda pessoa. No Brasil, a educação iniciou-se no período imperial com a chegada da Companhia de Jesus para catequizar os nativos, criando um ambiente civilizado para os que viriam para o país. A educação apareceu na primeira Constituição Brasileira em 1824, inspirando um Sistema Nacional de Educação que deveria implantar colégios primários, ginásios e universidades. Com a evolução da Tecnologia da Informação, o ensino a distância que havia surgido em 1904, expandiu-se consideravelmente pelo país disseminando conhecimento, levando educação para aqueles que não podem estar diariamente em uma faculdade. Porém, a evasão no ensino superior público tornou-se um fenômeno preocupante para o governo, o qual criou uma Comissão Especial para estudar a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. O presente estudo, objetiva identificar os) principais motivos que levam os alunos a evadir do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – modalidade EaD. Foi realizado em um instituto de ensino superior público (IESP), visto que a alta taxa de evasão pode fazer com que o governo mantenedor do curso diminua seus investimentos ou até mesmo pare de subsidiá-lo. Isso pode acarretar seu fechamento, bem como dificultar o desenvolvimento daquela área de estudos na região ofertada. Vale ressaltar que, para manter o andamento de qualquer curso, há uma equipe de profissionais trabalhando por e nele, e encerrá-lo representaria uma provável demissão daqueles que não podem ser realocados em outras atividades. No presente trabalho foi aplicado o cálculo de evasão escolar estabelecido pela Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras, identificou-se um alto índice de evadidos nas turmas de 2008 e 2009. Os alunos evadidos foram caracterizados como jovens, solteiros, residentes na mesma cidade do polo de apoio presencial, utilizam veículos automotores para se locomover até o polo. Os evadidos não seguem a orientação da IESP quanto ao tempo de estudo e não realizaram o curso preparatório para o ensino a distância. Identificou que os principais fatores motivadores para a evasão escolar foram a distância do polo, assistência ao aluno, pouco tempo para o estudo e mudança de interesse para outro curso.pt_BR
dc.subjectEducação a distância. Evasão escolar. Análise e Desenvolvimento de Sistemas.pt_BR
dc.titleANÁLISE DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - EADpt_BR


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