ANÁLISE DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - EAD
Abstract
A educação é um importante elemento para a formação cidadã e profissional de toda
pessoa. No Brasil, a educação iniciou-se no período imperial com a chegada da
Companhia de Jesus para catequizar os nativos, criando um ambiente civilizado
para os que viriam para o país. A educação apareceu na primeira Constituição
Brasileira em 1824, inspirando um Sistema Nacional de Educação que deveria
implantar colégios primários, ginásios e universidades. Com a evolução da
Tecnologia da Informação, o ensino a distância que havia surgido em 1904,
expandiu-se consideravelmente pelo país disseminando conhecimento, levando
educação para aqueles que não podem estar diariamente em uma faculdade.
Porém, a evasão no ensino superior público tornou-se um fenômeno preocupante
para o governo, o qual criou uma Comissão Especial para estudar a Evasão nas
Universidades Públicas Brasileiras. O presente estudo, objetiva identificar os)
principais motivos que levam os alunos a evadir do Curso Superior de Tecnologia
em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – modalidade EaD. Foi realizado em um
instituto de ensino superior público (IESP), visto que a alta taxa de evasão pode
fazer com que o governo mantenedor do curso diminua seus investimentos ou até
mesmo pare de subsidiá-lo. Isso pode acarretar seu fechamento, bem como
dificultar o desenvolvimento daquela área de estudos na região ofertada. Vale
ressaltar que, para manter o andamento de qualquer curso, há uma equipe de
profissionais trabalhando por e nele, e encerrá-lo representaria uma provável
demissão daqueles que não podem ser realocados em outras atividades. No
presente trabalho foi aplicado o cálculo de evasão escolar estabelecido pela
Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas
Brasileiras, identificou-se um alto índice de evadidos nas turmas de 2008 e 2009. Os
alunos evadidos foram caracterizados como jovens, solteiros, residentes na mesma
cidade do polo de apoio presencial, utilizam veículos automotores para se locomover
até o polo. Os evadidos não seguem a orientação da IESP quanto ao tempo de
estudo e não realizaram o curso preparatório para o ensino a distância. Identificou
que os principais fatores motivadores para a evasão escolar foram a distância do
polo, assistência ao aluno, pouco tempo para o estudo e mudança de interesse para
outro curso.