Mostrar registro simples

dc.contributor.authorALMEIDA, SELMA
dc.date.accessioned2021-09-03T19:03:49Z
dc.date.available2021-09-03T19:03:49Z
dc.date.issued2018-10-19
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/951
dc.description.abstractEsta pesquisa descreve o caso do processo de escolarização de um aluno autista inserido no contexto do ensino regular público em uma escola municipal de Serra – ES. Investigo, à luz de uma abordagem qualitativa e da utilização dos métodos exploratório e descritivo, como ocorreu a inclusão desse aluno por meio da observação das práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e avaliação do aprendizado, considerando a complexidade dessas práticas, as quais ultrapassam o simples fato de inseri-lo em sala de aula. Busco, sobretudo, pensar e propor caminhos que levem ao sucesso no processo ensino-aprendizagem de crianças autista. O estudo objetivou constatar como se deu sua inclusão, analisando as práticas pedagógicas e a forma como foi avaliado por seus professores no cotidiano escolar, nos meses de agosto e setembro de 2017. Além da observação, foram realizadas entrevistas com professores e com a mãe do aluno. Analisou-se os comportamentos apresentados pelo aluno em sua rotina diária. Tais análises permitiram constar as dificuldades e o despreparo dos professores para trabalhar com alunos autistas o que evidencia que os métodos adotados nem sempre favorecem a aquisição de novos conhecimentos. Deste estudo resultou o Produto Educacional.pt_BR
dc.subjectAutismo; Processo Ensino e Aprendizagem; Avaliação de autistas.pt_BR
dc.titleANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E AVALIATIVAS DE UM ALUNO AUTISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE SERRA ESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples