• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E AVALIATIVAS DE UM ALUNO AUTISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE SERRA ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.262Mb)
Date
2018-10-19
Author
ALMEIDA, SELMA
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa descreve o caso do processo de escolarização de um aluno autista inserido no contexto do ensino regular público em uma escola municipal de Serra – ES. Investigo, à luz de uma abordagem qualitativa e da utilização dos métodos exploratório e descritivo, como ocorreu a inclusão desse aluno por meio da observação das práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e avaliação do aprendizado, considerando a complexidade dessas práticas, as quais ultrapassam o simples fato de inseri-lo em sala de aula. Busco, sobretudo, pensar e propor caminhos que levem ao sucesso no processo ensino-aprendizagem de crianças autista. O estudo objetivou constatar como se deu sua inclusão, analisando as práticas pedagógicas e a forma como foi avaliado por seus professores no cotidiano escolar, nos meses de agosto e setembro de 2017. Além da observação, foram realizadas entrevistas com professores e com a mãe do aluno. Analisou-se os comportamentos apresentados pelo aluno em sua rotina diária. Tais análises permitiram constar as dificuldades e o despreparo dos professores para trabalhar com alunos autistas o que evidencia que os métodos adotados nem sempre favorecem a aquisição de novos conhecimentos. Deste estudo resultou o Produto Educacional.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/951
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback