ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E AVALIATIVAS DE UM ALUNO AUTISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE SERRA ES
Abstract
Esta pesquisa descreve o caso do processo de escolarização de um aluno autista
inserido no contexto do ensino regular público em uma escola municipal de Serra –
ES. Investigo, à luz de uma abordagem qualitativa e da utilização dos métodos
exploratório e descritivo, como ocorreu a inclusão desse aluno por meio da
observação das práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e avaliação
do aprendizado, considerando a complexidade dessas práticas, as quais ultrapassam
o simples fato de inseri-lo em sala de aula. Busco, sobretudo, pensar e propor
caminhos que levem ao sucesso no processo ensino-aprendizagem de crianças
autista. O estudo objetivou constatar como se deu sua inclusão, analisando as práticas
pedagógicas e a forma como foi avaliado por seus professores no cotidiano escolar,
nos meses de agosto e setembro de 2017. Além da observação, foram realizadas
entrevistas com professores e com a mãe do aluno. Analisou-se os comportamentos
apresentados pelo aluno em sua rotina diária. Tais análises permitiram constar as
dificuldades e o despreparo dos professores para trabalhar com alunos autistas o que
evidencia que os métodos adotados nem sempre favorecem a aquisição de novos
conhecimentos. Deste estudo resultou o Produto Educacional.