Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMARASSATTI, LORA
dc.date.accessioned2021-09-03T18:11:38Z
dc.date.available2021-09-03T18:11:38Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/940
dc.description.abstractO presente estudo teve como preposição o ensino de Geografia no Ensino Médio, em particular aqui se salientou o uso pedagógico do jogo batalha naval como metodologia para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de ensino e coordenadas geográficas para alunos da 1ª série do ensino médio. Justifica-se esta pesquisa por perceber, enquanto professora da disciplina geografia, a dificuldade dos estudantes situarem-se no espaço, quando este é representado por cartas geográficas. Esta percepção foi materializada em uma avaliação diagnóstica com 111 estudantes do ensino médio, quando se buscou compreender como estes sujeitos compreendiam e utilizavam o conceito de coordenada geográfica. O problema norteador desta investigação foi o questionamento de como o uso do jogo de batalha naval poderia contribuir para a aprendizagem dos alunos em relação aos conhecimentos sobre latitude e longitude. O objetivo do estudo foi analisar as contribuições do jogo batalha como metodologia potencializadora da aprendizagem do conteúdo do ensino citado. Para tal investigação o caminho metodológico utilizado foi por meio da pesquisa dentro da abordagem qualitativa em relação aos procedimentos o estudo foi do tipo Pesquisa-ação, para coletar os dados recorreu-se à técnica da aplicação de questionário aberto. E para analisar e interpretar os dados coletados recorreu à metodologia da pesquisa qualitativa da análise do conteúdo. Os resultados em suma indicaram melhoria na aprendizagem, em particular um dos significativos resultados revelados foi que o jogo pedagógico proposto despertou maior interesse, participação, atenção e construção de conceito sobre o sistema de coordenadas geográficas. Conclui-se que no caso do grupo de alunos estudado, o uso de práticas educativas por meio de metodologias dinâmicas e interativas corrobora para o ensino significativo e a alfabetização geográfica.pt_BR
dc.subjectGeografia. Ensino Médio. Coordenadas Geográficas. Metodologia. Batalha Navalpt_BR
dc.titleO USO DO JOGO BATALHA NAVAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO MÉDIOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples