O USO DO JOGO BATALHA NAVAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO MÉDIO
Resumen
O presente estudo teve como preposição o ensino de Geografia no Ensino Médio,
em particular aqui se salientou o uso pedagógico do jogo batalha naval como
metodologia para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de
ensino e coordenadas geográficas para alunos da 1ª série do ensino médio.
Justifica-se esta pesquisa por perceber, enquanto professora da disciplina geografia,
a dificuldade dos estudantes situarem-se no espaço, quando este é representado
por cartas geográficas. Esta percepção foi materializada em uma avaliação
diagnóstica com 111 estudantes do ensino médio, quando se buscou compreender
como estes sujeitos compreendiam e utilizavam o conceito de coordenada
geográfica. O problema norteador desta investigação foi o questionamento de como
o uso do jogo de batalha naval poderia contribuir para a aprendizagem dos alunos
em relação aos conhecimentos sobre latitude e longitude. O objetivo do estudo foi
analisar as contribuições do jogo batalha como metodologia potencializadora da
aprendizagem do conteúdo do ensino citado. Para tal investigação o caminho
metodológico utilizado foi por meio da pesquisa dentro da abordagem qualitativa em
relação aos procedimentos o estudo foi do tipo Pesquisa-ação, para coletar os
dados recorreu-se à técnica da aplicação de questionário aberto. E para analisar e
interpretar os dados coletados recorreu à metodologia da pesquisa qualitativa da
análise do conteúdo. Os resultados em suma indicaram melhoria na aprendizagem,
em particular um dos significativos resultados revelados foi que o jogo pedagógico
proposto despertou maior interesse, participação, atenção e construção de conceito
sobre o sistema de coordenadas geográficas. Conclui-se que no caso do grupo de
alunos estudado, o uso de práticas educativas por meio de metodologias dinâmicas
e interativas corrobora para o ensino significativo e a alfabetização geográfica.