• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O USO DO JOGO BATALHA NAVAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO MÉDIO

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (2.584Mb)
Date
2018-12-14
Author
MARASSATTI, LORA
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo teve como preposição o ensino de Geografia no Ensino Médio, em particular aqui se salientou o uso pedagógico do jogo batalha naval como metodologia para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de ensino e coordenadas geográficas para alunos da 1ª série do ensino médio. Justifica-se esta pesquisa por perceber, enquanto professora da disciplina geografia, a dificuldade dos estudantes situarem-se no espaço, quando este é representado por cartas geográficas. Esta percepção foi materializada em uma avaliação diagnóstica com 111 estudantes do ensino médio, quando se buscou compreender como estes sujeitos compreendiam e utilizavam o conceito de coordenada geográfica. O problema norteador desta investigação foi o questionamento de como o uso do jogo de batalha naval poderia contribuir para a aprendizagem dos alunos em relação aos conhecimentos sobre latitude e longitude. O objetivo do estudo foi analisar as contribuições do jogo batalha como metodologia potencializadora da aprendizagem do conteúdo do ensino citado. Para tal investigação o caminho metodológico utilizado foi por meio da pesquisa dentro da abordagem qualitativa em relação aos procedimentos o estudo foi do tipo Pesquisa-ação, para coletar os dados recorreu-se à técnica da aplicação de questionário aberto. E para analisar e interpretar os dados coletados recorreu à metodologia da pesquisa qualitativa da análise do conteúdo. Os resultados em suma indicaram melhoria na aprendizagem, em particular um dos significativos resultados revelados foi que o jogo pedagógico proposto despertou maior interesse, participação, atenção e construção de conceito sobre o sistema de coordenadas geográficas. Conclui-se que no caso do grupo de alunos estudado, o uso de práticas educativas por meio de metodologias dinâmicas e interativas corrobora para o ensino significativo e a alfabetização geográfica.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/940
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback