Mostrar el registro sencillo del ítem
O USO DO JOGO BATALHA NAVAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO MÉDIO
dc.contributor.author | MARASSATTI, LORA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T18:11:38Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T18:11:38Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/940 | |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como preposição o ensino de Geografia no Ensino Médio, em particular aqui se salientou o uso pedagógico do jogo batalha naval como metodologia para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de ensino e coordenadas geográficas para alunos da 1ª série do ensino médio. Justifica-se esta pesquisa por perceber, enquanto professora da disciplina geografia, a dificuldade dos estudantes situarem-se no espaço, quando este é representado por cartas geográficas. Esta percepção foi materializada em uma avaliação diagnóstica com 111 estudantes do ensino médio, quando se buscou compreender como estes sujeitos compreendiam e utilizavam o conceito de coordenada geográfica. O problema norteador desta investigação foi o questionamento de como o uso do jogo de batalha naval poderia contribuir para a aprendizagem dos alunos em relação aos conhecimentos sobre latitude e longitude. O objetivo do estudo foi analisar as contribuições do jogo batalha como metodologia potencializadora da aprendizagem do conteúdo do ensino citado. Para tal investigação o caminho metodológico utilizado foi por meio da pesquisa dentro da abordagem qualitativa em relação aos procedimentos o estudo foi do tipo Pesquisa-ação, para coletar os dados recorreu-se à técnica da aplicação de questionário aberto. E para analisar e interpretar os dados coletados recorreu à metodologia da pesquisa qualitativa da análise do conteúdo. Os resultados em suma indicaram melhoria na aprendizagem, em particular um dos significativos resultados revelados foi que o jogo pedagógico proposto despertou maior interesse, participação, atenção e construção de conceito sobre o sistema de coordenadas geográficas. Conclui-se que no caso do grupo de alunos estudado, o uso de práticas educativas por meio de metodologias dinâmicas e interativas corrobora para o ensino significativo e a alfabetização geográfica. | pt_BR |
dc.subject | Geografia. Ensino Médio. Coordenadas Geográficas. Metodologia. Batalha Naval | pt_BR |
dc.title | O USO DO JOGO BATALHA NAVAL COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |