• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES LEITORAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.590Mb)
Data
2018-12-15
Autor
SILVA, KELIENE
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Nesta dissertação, verificou-se como um trabalho estruturado sobre o ensino das estratégias de leitura realizadas com a literatura infantil pode contribuir para a compreensão de textos literários e uma melhor interiorização da língua escrita. Para o delineamento da pesquisa foi adotada a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora atuou como professora mediadora e facilitadora da compreensão leitora. Em relação ao desenvolvimento da pesquisa, optou-se por aplicar as estratégias de leitura das teóricas norte-americanas Harvey e Goudvis (2008). O campo de coleta de dados foi a sala de aula da turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino da rede pública, localizada em um município do sul do estado do Espírito Santo. As análises indicaram que as estratégias permitem que o educando encontre as ferramentas adequadas para lidar com o texto e compreendê-lo. Tendo como pressuposto que a literatura infantil possibilita à criança conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita, pesquisou-se, então, como ajudar os educandos a superarem as dificuldades de leitura e escrita. Portanto, com base nos resultados encontrados, acredita-se que essa pesquisa contribui para o educador abrir caminhos e espaços para que o educando alcance a autonomia leitora com a literatura infantil, de modo que tão logo ele seja capaz de conseguir também proficiência escrita.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/938
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião