ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES LEITORAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Nesta dissertação, verificou-se como um trabalho estruturado sobre o ensino das
estratégias de leitura realizadas com a literatura infantil pode contribuir para a
compreensão de textos literários e uma melhor interiorização da língua escrita. Para
o delineamento da pesquisa foi adotada a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora
atuou como professora mediadora e facilitadora da compreensão leitora. Em relação
ao desenvolvimento da pesquisa, optou-se por aplicar as estratégias de leitura das
teóricas norte-americanas Harvey e Goudvis (2008). O campo de coleta de dados foi
a sala de aula da turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma instituição de
ensino da rede pública, localizada em um município do sul do estado do Espírito
Santo. As análises indicaram que as estratégias permitem que o educando encontre
as ferramentas adequadas para lidar com o texto e compreendê-lo. Tendo como
pressuposto que a literatura infantil possibilita à criança conhecimentos sobre a
linguagem oral e escrita, pesquisou-se, então, como ajudar os educandos a
superarem as dificuldades de leitura e escrita. Portanto, com base nos resultados
encontrados, acredita-se que essa pesquisa contribui para o educador abrir
caminhos e espaços para que o educando alcance a autonomia leitora com a
literatura infantil, de modo que tão logo ele seja capaz de conseguir também
proficiência escrita.