• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES LEITORAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.590Mb)
Date
2018-12-15
Author
SILVA, KELIENE
Metadata
Show full item record
Abstract
Nesta dissertação, verificou-se como um trabalho estruturado sobre o ensino das estratégias de leitura realizadas com a literatura infantil pode contribuir para a compreensão de textos literários e uma melhor interiorização da língua escrita. Para o delineamento da pesquisa foi adotada a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora atuou como professora mediadora e facilitadora da compreensão leitora. Em relação ao desenvolvimento da pesquisa, optou-se por aplicar as estratégias de leitura das teóricas norte-americanas Harvey e Goudvis (2008). O campo de coleta de dados foi a sala de aula da turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino da rede pública, localizada em um município do sul do estado do Espírito Santo. As análises indicaram que as estratégias permitem que o educando encontre as ferramentas adequadas para lidar com o texto e compreendê-lo. Tendo como pressuposto que a literatura infantil possibilita à criança conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita, pesquisou-se, então, como ajudar os educandos a superarem as dificuldades de leitura e escrita. Portanto, com base nos resultados encontrados, acredita-se que essa pesquisa contribui para o educador abrir caminhos e espaços para que o educando alcance a autonomia leitora com a literatura infantil, de modo que tão logo ele seja capaz de conseguir também proficiência escrita.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/938
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback