Mostrar el registro sencillo del ítem
ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES LEITORAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | SILVA, KELIENE | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T18:05:59Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T18:05:59Z | |
dc.date.issued | 2018-12-15 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/938 | |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, verificou-se como um trabalho estruturado sobre o ensino das estratégias de leitura realizadas com a literatura infantil pode contribuir para a compreensão de textos literários e uma melhor interiorização da língua escrita. Para o delineamento da pesquisa foi adotada a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora atuou como professora mediadora e facilitadora da compreensão leitora. Em relação ao desenvolvimento da pesquisa, optou-se por aplicar as estratégias de leitura das teóricas norte-americanas Harvey e Goudvis (2008). O campo de coleta de dados foi a sala de aula da turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino da rede pública, localizada em um município do sul do estado do Espírito Santo. As análises indicaram que as estratégias permitem que o educando encontre as ferramentas adequadas para lidar com o texto e compreendê-lo. Tendo como pressuposto que a literatura infantil possibilita à criança conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita, pesquisou-se, então, como ajudar os educandos a superarem as dificuldades de leitura e escrita. Portanto, com base nos resultados encontrados, acredita-se que essa pesquisa contribui para o educador abrir caminhos e espaços para que o educando alcance a autonomia leitora com a literatura infantil, de modo que tão logo ele seja capaz de conseguir também proficiência escrita. | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil. Estratégias de leitura. Compreensão Leitora. Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.title | ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA SUPERAR AS DIFICULDADES LEITORAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |