• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (2.182Mb)
Data
2018-06-22
Autor
BRAVI, FERNANDA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal, identificar as contribuições da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - na prática pedagógica na alfabetização matemática dos professores do 1º ao 3º ano da rede municipal de educação de São Mateus/ES. No ano de 2014, o PNAIC ofereceu em sua formação continuada o curso com abordagens conceituais e didáticas sobre a Alfabetização Matemática, levando aos professores recursos pedagógicos para a incorporação na sua prática pedagógica. Considerando e percebendo as contribuições teóricas e práticas proporcionadas pelo PNAIC, esta pesquisa busca investigar quais práticas pedagógicas compreendidas no mesmo se tornaram parte do cotidiano de sala de aula dos professores alfabetizadores em relação à Alfabetização Matemática. Sendo assim, a pesquisa assumiu um caráter quantitativo e qualitativo e aproximou-se de elementos de um estudo de caso, de modo a integrar o contexto de formação do PNAIC com a prática pedagógica em relação à matemática, utilizando questionários para elucidar a problemática apresentada. Os principais referenciais teóricos são Danyluk e Silva sobre a temática da Alfabetização Matemática e Stieg, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Freire sobre o processo de formação continuada no Brasil. Os resultados da pesquisa mostraram que a formação continuada do PNAIC – 2014 contribuiu para o professor alfabetizador compreender os novos conceitos em relação a Alfabetização Matemática, ampliando seus conhecimentos, havendo assim, uma mudança em sua prática pedagógica docente onde, o mesmo, incorporou os recursos pedagógicos apresentados pela formação em seu cotidiano, revelando a importância da ludicidade e do conhecimento significativo no processo ensino-aprendizagem.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/929
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião