CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo principal, identificar as contribuições da formação
continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - na prática
pedagógica na alfabetização matemática dos professores do 1º ao 3º ano da rede
municipal de educação de São Mateus/ES. No ano de 2014, o PNAIC ofereceu em
sua formação continuada o curso com abordagens conceituais e didáticas sobre a
Alfabetização Matemática, levando aos professores recursos pedagógicos para a
incorporação na sua prática pedagógica. Considerando e percebendo as
contribuições teóricas e práticas proporcionadas pelo PNAIC, esta pesquisa busca
investigar quais práticas pedagógicas compreendidas no mesmo se tornaram parte
do cotidiano de sala de aula dos professores alfabetizadores em relação à
Alfabetização Matemática. Sendo assim, a pesquisa assumiu um caráter quantitativo
e qualitativo e aproximou-se de elementos de um estudo de caso, de modo a integrar
o contexto de formação do PNAIC com a prática pedagógica em relação à matemática,
utilizando questionários para elucidar a problemática apresentada. Os principais
referenciais teóricos são Danyluk e Silva sobre a temática da Alfabetização
Matemática e Stieg, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Freire sobre o processo de formação
continuada no Brasil. Os resultados da pesquisa mostraram que a formação
continuada do PNAIC – 2014 contribuiu para o professor alfabetizador compreender
os novos conceitos em relação a Alfabetização Matemática, ampliando seus
conhecimentos, havendo assim, uma mudança em sua prática pedagógica docente
onde, o mesmo, incorporou os recursos pedagógicos apresentados pela formação em
seu cotidiano, revelando a importância da ludicidade e do conhecimento significativo
no processo ensino-aprendizagem.