Mostrar el registro sencillo del ítem
CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
dc.contributor.author | BRAVI, FERNANDA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-03T17:36:36Z | |
dc.date.available | 2021-09-03T17:36:36Z | |
dc.date.issued | 2018-06-22 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/929 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo principal, identificar as contribuições da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - na prática pedagógica na alfabetização matemática dos professores do 1º ao 3º ano da rede municipal de educação de São Mateus/ES. No ano de 2014, o PNAIC ofereceu em sua formação continuada o curso com abordagens conceituais e didáticas sobre a Alfabetização Matemática, levando aos professores recursos pedagógicos para a incorporação na sua prática pedagógica. Considerando e percebendo as contribuições teóricas e práticas proporcionadas pelo PNAIC, esta pesquisa busca investigar quais práticas pedagógicas compreendidas no mesmo se tornaram parte do cotidiano de sala de aula dos professores alfabetizadores em relação à Alfabetização Matemática. Sendo assim, a pesquisa assumiu um caráter quantitativo e qualitativo e aproximou-se de elementos de um estudo de caso, de modo a integrar o contexto de formação do PNAIC com a prática pedagógica em relação à matemática, utilizando questionários para elucidar a problemática apresentada. Os principais referenciais teóricos são Danyluk e Silva sobre a temática da Alfabetização Matemática e Stieg, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Freire sobre o processo de formação continuada no Brasil. Os resultados da pesquisa mostraram que a formação continuada do PNAIC – 2014 contribuiu para o professor alfabetizador compreender os novos conceitos em relação a Alfabetização Matemática, ampliando seus conhecimentos, havendo assim, uma mudança em sua prática pedagógica docente onde, o mesmo, incorporou os recursos pedagógicos apresentados pela formação em seu cotidiano, revelando a importância da ludicidade e do conhecimento significativo no processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada. PNAIC. Alfabetização Matemática. Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |