dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo principal, identificar as contribuições da formação
continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC - na prática
pedagógica na alfabetização matemática dos professores do 1º ao 3º ano da rede
municipal de educação de São Mateus/ES. No ano de 2014, o PNAIC ofereceu em
sua formação continuada o curso com abordagens conceituais e didáticas sobre a
Alfabetização Matemática, levando aos professores recursos pedagógicos para a
incorporação na sua prática pedagógica. Considerando e percebendo as
contribuições teóricas e práticas proporcionadas pelo PNAIC, esta pesquisa busca
investigar quais práticas pedagógicas compreendidas no mesmo se tornaram parte
do cotidiano de sala de aula dos professores alfabetizadores em relação à
Alfabetização Matemática. Sendo assim, a pesquisa assumiu um caráter quantitativo
e qualitativo e aproximou-se de elementos de um estudo de caso, de modo a integrar
o contexto de formação do PNAIC com a prática pedagógica em relação à matemática,
utilizando questionários para elucidar a problemática apresentada. Os principais
referenciais teóricos são Danyluk e Silva sobre a temática da Alfabetização
Matemática e Stieg, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Freire sobre o processo de formação
continuada no Brasil. Os resultados da pesquisa mostraram que a formação
continuada do PNAIC – 2014 contribuiu para o professor alfabetizador compreender
os novos conceitos em relação a Alfabetização Matemática, ampliando seus
conhecimentos, havendo assim, uma mudança em sua prática pedagógica docente
onde, o mesmo, incorporou os recursos pedagógicos apresentados pela formação em
seu cotidiano, revelando a importância da ludicidade e do conhecimento significativo
no processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |